Roteiro para “territorializar um pensamento desterritorializado”, onde todos são convidados a descobrir os lugares que pertencem às memórias e vivências de Eduardo Lourenço na Guarda, cidade onde estudou e onde fundou o Centro de Estudos Ibéricos.
Descobrir a Guarda
Roteiro Literário Lourenciano
Visitar website271 213 460
Descobrir
Roteiros Literários


Eduardo Lourenço (1923-2021) é um dos mais prestigiados intelectuais europeus e uma das mais emblemáticas figuras do século XX português. Foi professor, ensaísta, escritor, pensador incansável de Portugal, da sua identidade e destino.
Nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço (2023) desenvolveram-se múltiplas iniciativas por diversos locais: São Pedro de Rio Seco, Almeida, Guarda, Coimbra e Lisboa. Através do desafio da criação, na Guarda, em 1999, de um Instituto da Civilização Ibérica que unisse as duas Universidades mais antigas da Península (Coimbra e Salamanca), Eduardo Lourenço retornou simbolicamente à sua cidade como Diretor Honorífico do Centro de Estudos Ibéricos e como patrono da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, inaugurada em 2008 e que conta com parte do seu acervo literário. O Centro de Estudos Ibéricos instituiu, em 2004, o Prémio Eduardo Lourenço, em homenagem ao seu mentor, patrono e Diretor Honorífico, destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.
Descubra as paragens obrigatórias neste roteiro literário da Guarda:
1. Sé; 2. Liceu Nacional, antigo Liceu Afonso de Albuquerque e atual Escola de Santa Clara (anos 1933-34); 3. Rua do Encontro (onde viveu a família de Eduardo Lourenço); 4. Farmácia da Misericórdia; 5. Colyseu da Beira, a sala de espetáculos da rua Vasco da Gama (1911-1944); 6. Câmara Municipal da Guarda; 7. Hotel de Turismo; 8. Bairro do Bonfim; 9. Jardim José de Lemos; 10. Convento de São Francisco / Quartel / Batalhão de Caçadores 7; 11. Rua Batalha Reis; 12. Sanatório; 13. Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço; 14. Centro de Estudos Ibéricos; 15. Capela do Mileu; 16. Rotunda do G (homenagem a Eduardo Lourenço).
Visitar Facebook