De localização privilegiada, em pleno coração da cidade da Guarda, trata–se de um edifício emblemático, com forte identidade simbólica na ordenação da envolvente urbana, assumindo, pois, preponderância numa vasta área comercial, cultural e de lazer.
Experienciar Guarda
Museu da Guarda
Visitar website271 213 460
Experienciar
Museu da Guarda, Museus | Casas Museu



Sobre
Telefone
271 213 460
Página
Morada
R. Alves Roçadas, 30
6300-663
Guarda
Coordenadas GPS
40.537437,-7.267593
Encerrado
segundaO Museu da Guarda foi fundado em 1940, pelo Município da Guarda. Passou em 1985 para a tutela do Estado. Em 2015, o Município da Guarda voltou a ter esse equipamento cultural sob a sua égide. O Museu da Guarda assume como missão o estudo, a conservação e a divulgação das suas diversas coleções, bem como o desenvolvimento de ações de extensão cultural que fomentam a sua capacidade de comunicação, cumprindo assim as suas relevantes tarefas de serviço público.
O conjunto arquitetónico começou a ser construído em inícios do século XVII, sob a égide do Bispo da Guarda D. Nuno de Noronha. Inserido no estilo Chão, exibe fachadas de grande austeridade, despojadas de quaisquer elementos decorativos, à exceção da cornija, onde se inserem típicas gárgulas de canhão. Trata-se de um amplo conjunto arquitetónico, de planta em U, no centro do qual foi construída a Capela do Paço Episcopal, ladeada a sul pelo corpo do antigo Seminário onde se encontra instalado o Museu da Guarda, e a norte o antigo Paço Episcopal, atual Museu/Paço da Cultura e Centro Cultural da Guarda. Edifício com fachada com três corpos, sendo o do centro, a igreja, encimado por um frontão em meio círculo que se eleva acima da cornija. Os corpos laterais são de beiral corrido com gárgulas cónicas estriadas. Destaca-se o claustro e símbolos heráldicos e, na decoração, as conchas, palmetas, volutas, laçarias, entrançados e motivos geométricos.
Visitar Facebook